Como superar o ciúme no local de trabalho

O ciúme é uma emoção poderosa e, no local de trabalho, pode prejudicar os relacionamentos, impedir o progresso do trabalho e afetar a produtividade geral. Se você se sentir atormentado pelo monstro de olhos verdes, volte atrás para reavaliar a situação através de uma lente diferente e desenvolva estratégias de enfrentamento apropriadas.

imagem (Shutterstock)
Identifique seu ciúme
O ciúme é uma daquelas emoções que podem parecer cansativas, o que pode dificultar a concentração nos detalhes do que você inveja. Tente identificar o que você está com inveja. Um colega consegue melhores atribuições, ganha mais dinheiro, tem maior influência ou liberdade? Ou então parece para você. Um outro gerente parece ter um maior relacionamento com os superiores, ou ele tem a oportunidade de viajar ou participar de conferências com as quais gostaria de se envolver? Entender de onde o ciúme irradia é o primeiro passo para aliviá-lo.

Dissecar o ciúme
Faça uma avaliação honesta sobre se há algum mérito em seus sentimentos de ciúme. A colega realmente obtém tarefas melhores, ou ela está recebendo tarefas que estão mais ligadas às suas responsabilidades profissionais do que às suas? A pessoa que recebe mais do que você tem um diploma de pós-graduação, mais experiência ou um papel que requer mais supervisão do que a sua? Chegar a um acordo com se há realmente algo para se invejar pode ajudar a difundir suas emoções negativas.

Freqüentemente, surge com inveja quando sentimos que algo está faltando em nossas próprias vidas, e começamos a nos comparar com os outros. Faça um balanço de suas realizações profissionais e redirecionar seu foco para o que você não tem e não sobre o que você não tem. Por exemplo, talvez o colega que é um passageiro frequente não esteja na cidade para a maioria dos jogos de futebol de seus filhos, mas sua agenda permite que você esteja com seus filhos na maioria de suas atividades esportivas e de reconhecimento. Talvez um colega de trabalho que ganha muito mais dinheiro tenha expectativas de alta pressão para atender a isso, causa-lhe muita angústia. Considerando todas as possibilidades pode ajudá-lo a reorientar.

Faça alguma coisa sobre isso
Se sentimentos de ciúme persistirem, faça algo positivo sobre eles. Fale com seu chefe sobre uma mudança de responsabilidade; pedir um aumento ou voltar para a escola ou ter aulas de desenvolvimento profissional, o que poderia expandir seu conjunto de habilidades. Se você quiser participar de uma conferência ou viagem, peça por isso. Se você deseja mudar para um departamento diferente ou liderar um novo projeto, comece a tomar medidas para atingir essas metas. Quanto mais você for direcionado a controlar o que está em seu poder, menos ciumento você será dos outros.

Ter inveja ocasionalmente é uma característica humana natural, mas deixada sem controle, pode potencialmente atrapalhar sua carreira. Continue trazendo o foco de volta para si mesmo. No final, diariamente, faça um balanço das maneiras pelas quais você ajudou os outros ou contribuiu para algo positivo.

Pages